Resenha do Podcast Edição Rápida

Por que comentar um episódio quando se pode resenhar o podcast? 😀

Só não sei como é que eu faço pra mostrar pra eles…

Lá vai a resenha:

Resenha do Podcast Edição Rápida

Edição Rápida é um podcast sobre livros. Ponto.

URL

edicaorapida.com.br

Apresentadores

Carlos Eduardo Valesi, Cleidson Alves, José Wilson Carvalho, Mateus Ferreira, Rafael Botter e Rubens Gomes P. Neto.

O Blog

O lema do show é “um podcast que só seria melhor se fosse escrito”. E o blog é caprichado. Tem 2 categorias: Posts e Podcasts.

Em Posts, publicam a coluna “Um Livro, Uma História”, com foco no contexto da leitura de um determinado livro.

Na categoria Podcast há um roteiro detalhado do episódio da quinzena recheado de imagens, links, twitts e vídeos sobre o livro debatido.

O Podcast

Dividido em 2 partes: Tomo 1 (sem spoilers) e Tomo 2 (com spoilers). Os apresentadores conversam sobre um livro. Falam da edição que cada um tem, do enredo, biografia do autor, a escrita, influências em outras mídias como filmes e seriados. Toda a pesquisa está disponível na página do episódio.

O estilo é “debate regrado”: eles têm um roteiro com pontos a cobrir, o que torna a audição fácil de acompanhar. Nos 2 episódios que ouvi havia 3 apresentadores. São 3 vozes masculinas e eu ainda não ligo “o nome à voz”, mas eles se apresentam e se chamam várias vezes durante o programa, é questão de me acostumar.

Os episódios têm duração média de 50 minutos. O mais longo tem 1h20m. Aqui entra uma questão pessoal minha: tenho uma enorme resistência contra episódios com muitos apresentadores e com mais de 40 minutos de duração. Mas o Edição Rápida é organizado e não perde tempo com assuntos alheios ao livro em debate, então eu realmente não me incomodei com a duração.

A divisão em 2 partes, com e sem spoiler, permite que o show seja acompanhado mesmo por quem não leu o livro. Eles são críticos, se tem algum ponto negativo eles não deixam de falar, mas eles tratam os livros com tamanho entusiasmo que é impossível ouvir e não sentir vontade de ler ou reler. Não é um podcast de críticos literários, é mais para leitores falando do que eles gostam e indicam.

Estão boas a qualidade de som e a dicção dos apresentadores. Ouvi um episódio no ônibus e outro em casa. Procurei no Podcast Adict e o feed estava disponível.

Conclusões

Dos Pods que escuto, este é o mais recente e já é o favorito. Perfeito para ouvir naquela triste hora em que eu procuro uma louça pra lavar e encontro.

É conversa de leitores para leitores. Não tem clima de panelinha, de reunião de boteco do grupinho, o que facilita bastante a ambientação do novo ouvinte.

Eu tenho um diário de leitura no Evernote onde guardo minhas anotações sobre os livros, além de material extra. Pela qualidade do debate e da pesquisa, o Edição Rápida está sendo arquivado lá.

Altamente recomendado para quem gosta de ler, quem gosta de papos sobre leitura e quem gosta de podcasts.

5 comentários sobre “Resenha do Podcast Edição Rápida

  1. Aline! O que dizer dessa tua resenha?

    Foi simplesmente linda de se ler, e me deixou emocionado.

    Sua análise sobre sermos leitores apaixonados falando sobre livros para outros leitores foi precisa, e sinto o dever cumprido ao ver isso, pois é exatamente essa a missão do programa.

    MUITO obrigado por tudo que você escreveu. É este gás que precisamos para melhorar ainda mais.

    Um abraço, e boa leitura!!

  2. Caramba, que raio-x bacana. Fiquei alegre pela maneira como você entendeu a proposta e me identifiquei muito com 2 coisas: não lido bem com podcasts longos (meu limite é de cerca de 1 hora); e a parte de lavar louça (é quando ouço a maioria dos meus podcasts).

    Obrigado demais pela resenha!

    Abração!

  3. Oi, Aline.
    Puxa, que legal você ter ouvido, curtido e também ter se dado ao trabalho de fazer essa resenha tão bacana sobre o nosso Podcast.
    Muito gostoso sentir o carinho dos nossos ouvintes leitores o que nos dá mais entusiasmo de continuar fazendo o que fazemos e além disso melhorarmos mais e mais.
    Eu que estava pensando em sair do podcast, pensando em ir só até o episódio 100 ou 200 agora tive ânimo de ir até o episódio 1000.
    Achei sensacional a sua resenha, que você entendeu bem o espírito do podcast que é um papo de leitores para leitores, falar o que gostou do livro, o que não gostou, sem dizer necessariamente que não é porque não gostou de um livro que o livro seja ruim. E que bacana que passamos a vontade da pessoa que não leu o livro de comprar e ler, isso para nós é uma recompensa imensa, é legal ver o número de leitores crescendo no nosso país, quem sabe assim, lá na frente isso se reflita num país melhor, com pessoas mais conscientes.
    Essa foi nossa primeira resenha, obrigado por fazer parte da nossa história.
    Super beijo no coração

Os comentários estão desativados.