Livrarias na Zona Oeste*!!!

O asterisco significa “as da Barra não contam”. Estou falando da Zona Oeste pobre.

Há 15 anos abriu um shopping em Campo Grande. Há sete, outro em Bangu. Antes deles, tínhamos que ir à Madureira ou ao Norte Shopping, na Abolição. As da Barra, já disse, não contam. A Barra é uma cidade alheia ao Rio, cara e hostil a pedestre. A Zona Oeste é gigantesca. O shopping de Campo Grande nunca foi uma opção razoável, eu moro na extremidade oposta da região. Já o de Bangu… Cinco minutos de ônibus, 25 a pé. Dá pra ir a pé. Pra quem passou 30 anos tendo que literalmente viajar para ir ao cinema, tendo que esperar a Bienal do Livro pra ver livro, o Bangu Shopping foi uma revolução cultural. Assistir a última sessão no cinema? Chegar em casa do trabalho, tomar banho e ir ao cinema? E estar em casa em 5 minutos? Comprar roupinha, tomar sorvetinho, tomar café gourmet… Bem, o café gourmet já abriu e fechou 2 vezes. Mesmo com o ar condicionado, Bangu e arredores – a região mais quente do Rio – não é fã de café, ainda mais cheio de frescura e caro. Me resta o Armazém do Café, no Centro da Cidade. No Centro, também, está uma velha conhecida – a primeira Saraiva Mega Store do Rio, aberta há uns 15 anos. Sempre estudei e trabalhei perto do Centro. É verdade que nesse período chegou a internet e eu compro meus livros online, mas quando eu não sei o que comprar e preciso ver as opções, o lugar certo é a livraria. Há alguns meses precisei comprar uma gramática de inglês e entre todos os shoppings da redondeza – em Campo Grande, um em Bangu, um em Madureira – nenhum tem livraria. Tive que viajar até o Norte Shopping, que desde 1986 acreditou na “nova classe média” e trouxe para a Zona Norte as coisas boas que só se vendia na Barra. Para os presentes de Natal, dei uma passadinha na Saraiva do Centro, que só funciona em horário comercial. Passei antes de ir ao trabalho.

Hoje eu fui conhecer o novo shopping da Zona Oeste: o Park Shopping Sulacap. Construído no meio do nada que fica entre Realengo e Sulacap. Motivo: comprar biquínis :). Minha filha está em Realengo, de férias na casa de mamãe. A casa de mamãe é ainda mais próxima do shopping de Sulacap do que a minha é do shopping de Bangu. Só não fomos caminhando porque os nativos de Realengo sabem: Bangu leva a fama, mas aqui é mais quente. Devia estar fazendo uns 52 graus à sombra no vento. O Shopping era um oásis. Eu fui com a missão de investigar se era verdade o boato de que havia 3 livrarias lá dentro. Eu disse a mamãe: gospel não conta. Pois bem, descontada a gospel, são duas. Uma na entrada. A Maju Bazar, que é uma papelaria e livraria de livros didáticos na Rua Piraquara, abriu uma linda filial na entrada do shopping, livraria completa. Eu fiquei embasbacada e – confesso – emocionada. Chegou o dia em que eu entrei num ônibus em Realengo e 5 minuto depois estava dentro de uma livraria de verdade. Tá, eu não moro mais lá – digo, aqui, tô na casa de mamãe de novo – e terei que passar na frente do shopping de Bangu e torcer o nariz para o shopping do cinema bom e barato – roupa de marca – camaro amarelo e sem uma livraria – aquele quiosque de papelão colorido pra bebês não conta. Mas Realengo (tá bom, eu sei, Sulacap, mas se caminhar pela calçada, passou o shopping, passou o mercado, é Realengo!), além de ser minha terra natal, é mais perto que Campo Grande e anos-luz mais perto que a Abolição.

Há outra! A Livraria Nobel. Eu tinha visto uma num shopping em Jacarepaguá (que também é Zona Oeste, mas fica em outra dimensão espaço-temporal. Pra quem não é do Rio: existem regiões que não têm uma ligação satisfatória. Dependendo da origem e do destino, temos que fazer “escalas” em outros bairros. Para maiores informações, consulte a obra do Jota Quest aqui ). Mas a dita livraria me pareceu uma papelaria, e das mais fuleiras. Já a do Park Shopping é sensacional!

Ao vir para o supercomputer contar ao mundo a novidade, pesquisei pra ver se alguém já tinha soltado os fogos e no blog dessa moça fiquei sabendo que o shopping novo de Campo Grande, inaugurado há um ano, tem livraria também. Tá ficando bonito pro meu povo \o/\o/\o/

P.S – duas cafeterias de café gourmet (!!!!) no shopping sulacap e um churrasquinho misto na pedra que kick assssss do churrasco de Padre Miguel no sabor, no preço e no tempo – é mais rápido sair de casa e ir a Sulacap do que ligar para Padre Miguel e esperar o entregador!

