A última estante e os últimos instantes de um livro velho

Na sacola estão os livros que levei pra vender. O sebo só aceitou um. Na mochila, os que fui comprar. R$5,00 cada. Desisti de dois seminovos a R$50,00 cada. Menos da metade de um na loja, verdade, mas um preço inaceitável para sebo. Ok, livro do ano passado, intocado, vale os cinquentinha. Só que que vou ao sebo comprar velharia barata. E eles não estão mais comprando de nós as velharias baratas. E agora?

Imagem

– Moço, me dá um real por cada. Me dá R$2,75 por todos, só o dinheiro do ônibus. Não é pelo dinheiro, É PRA EU NÃO CARREGAR ESSES LIVROS DE VOLTA!

– Eu NÃO COMPRO – e ao me ver dando um passo atrás – E não deixa aí não, que eu não tenho onde colocar, eu tô lotado!

Fui com 6 livros e voltei com 14. Meu pescoço, como dói. Dói demais. Nem a conta do sebo, que caiu de R$60,00 ano passado para R$28,00 esse ano, faz passar a dor.

Não sei o que fazer com os rejeitados do ano passado, mas os “novos” de 2013 já têm o destino traçado. Já que o sebo não compra nem troca…  Imagem

