Qual é o pente que te penteia?

Minha pretinha não se enquadra na lei das cotas de acesso à universidade. Por isso ela não pode se declarar pretinha? Ela tem que esconder o pai e o avô? E tem que desqualificar os que se enquadram na lei? Por que seria demagogia chamar minha preta de preta e não chamar minha (sobrinha) branca de branca ou lôra, se os dois termos são usados como elogio? Não é elogio ao que elas são, é só um afago, “é bonita sua cor, seu cabelo, sua covinha na bochecha, assim como é bonito seu temperamento meio desaforado que descabela sua avó”.

Existe um grande conflito racial na minha cabeça. A parte de cima é coberta de cabelo de nêga. A parte de trás até a nuca é muito lisa. Tentei alisar tudo, tentei encrespar tudo, o resultado fica sempre mais ou menos. Bem que podia ser igualmente crespo, como o da minha sobrinha lôra!

