Salvando o trabalhinho do lixo

Uma das frustrações que eu tinha na escola era com os “trabalhinhos”. Trabalho em grupo era uma festa. A gente juntava aquele monte de material, debatia, redigia texto, escolhia fotos, recortava, colava, pintava, muito bom. aí a gente apresentava para a turma até a oitava série ainda tinha platéia interessada…) e entregava o material impresso pra “fessôra”. Depois de um tempo, o material voltava com uma nota escrita,  os membros do grupo tiravam no zerinho-ou-um quem ficava com o material, mas os outros levavam pra casa para mostrar aos pais. Não havia como replicar trabalhos feitos em cartolinas enormes (as da minha infância eram maiores que as de hoje, definitivamente!). O trabalho ficava em exposição temporária na casa do membro que ganhou a guarda até que, depois de um tempinho, era lixo e fim de história. Na melhor das hipóteses, sobrava uma fotografia da cartolina, mas máquina fotográfica, filme e revelação eram coisas caras e complexas. Só se a “fêssora” tivesse fotografado os cartazes de todos (a gente tinha que bater um filme inteiro sem ver o que estava saindo na foto). Eu ficava bem tristinha de ver todo o processo do “trabalhinho” sumir. Normalmente a tristeza batia na hora de ver o trabalho ir embora com o colega ou na hora de jogar no lixo os que estavam guardados na caixa debaixo da minha cama.

escrevi tudo isso porque hoje foi dia de (oh, dor) tirar coisas da estante e jogar no lixo. Surgiu um trabalho em grupo feito pela minha filha em 2010. Tão novinha! Trabalho tãaaao bunitinho! Ela fez a parte de cultura da região Centro-Oeste e trouxe para casa o cartaz com todos os tópicos: cultura, economia, elementos naturais. Cada cartolina colorida era de uma menina diferente. E elas se juntaram para montar a cartolina e fazer festinha. Tem como jogar uma lembrança dessas no lixo?

Tem como jogar fora o papel e manter o registro. É só montar um e-book!

Fica a sugestão para as aulas de informática. Deixem o conteúdo com os outros professores e ensinem a procurar e usar as trocentas ferramentas de publicação e compartilhamento na web!

Anúncios