a ameaça sonora

A camelô entrou no ônibus no ponto da setação Leopoldina com uma caixinha de papelão nas mãos. Tirou da caixa seus produtos, um a um. Eram dvds.

1400 Músicas de todos os gêneros

1400 Pagodes

X-man

Velozes e Furiosos Rio

Piratas do Caribe

Enquanto ela mostrava os cds, mãozinhas balançavam no ar e ela pedia paciência. Eu ri quando vi o “1400 Pagodes”. O passageiro ao meu lado abriu a mochila e pegou vinte reais.

A primeira clienet atendida pergunta “tem funk?”

O moço ao meu lado pede dois de cada e paga vinte reais.

Muitos desses compradores não têm computador. Na época que eu andava em kombis (pausa para me deliciar com a lembrança de que essa época acabou!), cansei de ver o motorista entregando o cartão de memória para um passageiro fiel levar pra casa, encher de música e devolver quando pudesse. 

A inclusão digital existe, mas existem níveis muito diferentes de habilidade de uso das tecnologias.

P.S. – 1400 pagodes? Eu quase comprei. É bizarro demais. Eu mal acreditei que existem 1400 pagodes. 

Enviado poremail

