Aprendizagem através de projetos

Deixa eu ordenar as idéias embaralhadas no meu cabeção.

Um trabalhinho escolar à moda antiga é aquele que diz:

Faça um caderno com fotos, mapas e reportagens sobre a região Centro-Oeste.

Um trabalhinho para os filhotes do século XXI é aquele que propõe questões mais abrangentes:

E se você fosse passar suas férias na Região Centro-Oeste? qual seria o seu destino? O que é que há para uma moradora do Sudeste conhecer? E se você escrevesse o seu guia de viagem?

Assim, ela teria que fazer escolhas sobre quais aspectos abordar e também faria comparações a partir de uma situação já conhecida, que é o seu próprio habitat. Também identificaria as lacunas a se preencher (se eu tenho que comparar o clima do sudeste com o centro-oeste, supõe-se que, como sudestina, eu conheça o meu clima, certo?)

Assim, nós podemos produzir 4 cadernos de “guia de viagem” do ponto de vista do turista e um do ponto de vista do anfitrião. Moramos no Rio de Janeiro, cidade sede os jogos olímpicos de 2016, precisa de um apelo maior que esse? Poderíamos até escrever o guia em 3 idiomas – português, inglês e espanhol, visto que Filhote começa a ter aulas das duas línguas estrangeiras ano que vem.

Ok, as idéias estão jorrando pelas minhas orelhas. Justificada está minha dor de cabeça no domingo, quando eu achava que nunca iria conseguir esboçar um projetinho. 

 

Enviado poremail

