Lançamentos musicais de 2008

Do jornal O Globo (editado):

NACIONAIS

Marcelo Camelo – Ex-Los Hermanos lança seu primeiro disco-solo. Em torno dele, a maior expectativa – e, portanto, a maior aposta – do ano. Espera-se uma aproximação ainda maior do autor de “Ana Julia” com a MPB clássica.

Lenine – Após um 2007 de muito sucesso no exterior, lança em 2008 no segundo semestre o disco de inéditas “Labiata”, em referência à orquídea conhecida como Rainha do Nordeste.

Adriana Calcanhoto – Está com um novo disco prontinho. Sai já, já.

Milton Nascimento – Gravou um disco com músicas de Tom Jobim, acompanhado pela família do grande maestro. Já está nas lojas.

Skank – Terá disco de inéditas – há quem fale em mais uma guinada na carreira do quarteto mineiro.

Detonautas – De gravadora nova, lança disco de inéditas.

O Rappa – Está em estúdio. Sabe-se que o grupo prepara um disco de inéditas, ainda sem data de lançamento.

Titãs – Planejam entrar em estúdio ainda no primeiro semestre, mas eles estão sem gravadora, por enquanto.

Eddie – Até o início do segundo semestre deve sair o quarto disco do pernambucano Eddie, com o título provisório de “Poliritmo”. O trabalho terá forte sotaque de samba, sem esquecer as raízes olindenses. O CD trará, além de canções autorais, versões para músicas de Rubinho Jacobina e Erasto Vasconcelos.

Cordel do Fogo Encantado – Grupo acaba de voltar de férias e já está trabalhando em um novo projeto. A banda promete que será diferente de tudo o que já fez. “Não será um simples CD”, anuncia o produtor Gutie, sem mais detalhes.

Silvério Pessoa – Aproveita 2008 para lançar uma caixa com seus três discos solo: “Bate o mancá”, “Micróbio do frevo” e “Cabeça elétrica, coração acústico”. O projeto gráfico já está pronto e a coletânea deve ser lançada até junho, quando o artista tem nova turnê na Europa.

Gilberto Gil – Lançará disco “Banda larga” primeiro na internet. Serão mais ou menos oito músicas inéditas e algumas regravações.

Daniela Mercury – Lança DVD que comemora os 15 anos de ‘Canto da cidade’.

Hyldon– Lança CD autoral com participação de Chico Buarque tocando calimba, Frejat e outros.

Jam da Silva – Novidade vinda de Pernambuco, percussionista faz seu primeiro disco. Ele já fez trabalhos com Marisa Monte, Paula Toller e Massilia Sound System, Elba Ramalho e Roberta Sá. O CD “Dia santo” deve sair até o fim do semestre.

– INTERNACIONAIS:Madonna – Produzido pelos bombados Pharell Williams, Timbaland e Justin Timberlake, o novo disco da diva do pop, que completa 50 anos em agosto, sai dia 29 de abril e é o último da parceria dela com a Warner. O primeiro single será “4 minutes to save the world”, uma canção dançante com sabor de hip hop em dueto com Justin Timberlake.

Amy Winehouse – Vencedora de quatro Grammy, maior revelação internacional de 2007, a britânica pode mudar de ares. O produtor dela, Mark Ronson, diz que Amy pensa em gravar um álbum com músicas judaicas (ela tem origem judaica) e, ainda, um sem temática definida. Um sai este ano com certeza.

Scarlett Johansson – Em maio sai o primeiro CD da atriz, com participação de David Bowie em duas faixas. São 10 covers de Tom Waits.

Rolling Stones – Banda lança primeiro pela gravadora Universal. E documentário de Martin Scorcese sobre Mick Jagger e companhia coroa ano especial para os velhinhos.

Cansei de Ser Sexy – Grupo brasileiro, mais conhecido lá fora do que aqui, volta a gravar, desta vez nos estúdios da Trama, em São Paulo. Mas não se sabe se lançam o CD pela gravadora.

The Raconteurs – Jack White parou com o White Stripes – a baterista Meg White, desistiu de fazer turnês – e volta ao The Raconteurs. O grupo lançou um disco há dois anos e volta em 2008. A parceria entre Jack e seu amigo de longa data Brendan Benson fez muito sucesso nos EUA e Inglaterra.

Franz Ferdinand – Grupo volta mais dançante em seu terceiro disco. Aliás, é notável o número de bandas do chamado indie rock que namoram os ritmos mais dançantes.

The Strokes – Grupo volta ao mercado. Não há muitos detalhes, mas boatos dão conta de que, entre as participações no novo CD, estaria o brasileiro Rodrigo Amarante, ex-Los Hermanos.

Metallica – Deve ressuscitar com um novo álbum, com um novo produtor. Sai Bob Rock (Motley Crue, Bon Jovi) e entra Rick Rubin (Slayer, Beastie Boys, Red Hot Chilly Peppers), produtor de “Reign in Blood”.

U2 – Lança disco de inéditas em outubro, segundo seu empresário Paul McGuinness, com produção de Daniel lanois e Brian Eno, ambos veteranos com a banda. Grupo já gravou no Marrocos e trabalha em seu estúdio de Dublin. Nomes de algumas canções circulam na internet: “No line on the horizon”, “Love isd all we have left” (escrita na África) e “If I could live my life again”, inspirada em Jorge Luis Borges.

Moby – Depois de mergulhar no mundo do hip hop no último disco, “Angel”, o americano se volta para a essência da música eletrônica em “Last night”, que chega às lojas dos EUA este mês. Segundo Moby, o disco é “uma carta de amor para a música dance em Nova York”.

Postishead – Banda que consagrou a sombria mistura de batidas lentas, hip hop e jazz, o chamado Trip Hop, lança terceiro disco de estúdio após nove anos. “Third” (terceiro, em português) tem previsão de lançamento em 28 de abril. O último lançamento da banda havia sido “Roseland NYC Live”, de 1998, cujo material consistia em músicas dos dois primeiros discos, “Dummy” (94) e “Portishead” (97).

Coldplay – Lança “Prospekt”, produzido por Brian Eno (que já trabalhou com U2, David Bowie, Talking Heads), Markus Dravs, e pela própria banda

-x-x-x-x-x –

Viva Lenine, viva Amy Whinehouse. Tá bom, mas faltou só aquele que está me deixando em cólicas, cujo lançamento era previsto para dezembro de 2007 e aé agora nada. Eu quero cd novo do Amaral!!!!

Update de 24/03 – Ay, Dios, outro disco pra me matar de ansiedade. lançamento previsto para Junho/2008:

Acústico MTV Julieta Venegas!yippee.gif

Anúncios