Haroldo de Andrade

Sábado à tarde, eu estava ansiosa. A noite eu entraria “no ar” (skype) para falar “ao vivo” (ou quase), numa mesa-redonda com Gustavo, Felipe, Ron e Kohara, que tem o mérito de impor o mínimo (mínimo mesmo) de comando na caótica rádio Best Lap. Eu não sabia quem seria o mediador e contava com a possibilidade de que fosse eu. Preocupada com o ritmo da conversa, com a duração do programa, com a interação entre os debatedores, com o equilíbrio entre informação e descontração. Aí a tevê informa: morreu Haroldo de Andrade.

Deixei de lado as preocupações e fiquei muito triste. Nunca tinha me dado conta de que seu Haroldo era um dos responsáveis por essa minha vida de podcasteira. Já se disse que nós somos descendentes dos radialistas de am. Eu ouvi muito o programa Haroldo de Andrade, na casa de mamãe, na casa de vovó. E no meu walkman, quando era estudante do ensino médio. O blablablá e as músiquinhas da rádio FM já me enchiam a paciência, eu preferia ouvir o programa do Haroldo, principalmente os Debates Populares.

Haroldo de AndradeDepois de 36 anos de bons serviços prestados, Haroldo foi demitido da Rádio Globo. E eu nunca mais ouvi am. A meu jeito, eu faço am agora. Haroldo de Andrade não podia largar o microfone, e mesmo sabendo que onde quer que ele batesse lhe dariam emprego, ele preferiu comprar uma rádio. Ao jeito dele, decretou independência.

À noite o meu microfone morreu (tristeza?). Corri para a rua, não consegui nos dois armarinhos. Um amigo chegou lá em casa e teve que subir a ladeira de novo pra me trazer o microfone dele. Gravei o Rádio OnBoard. Essa semana finalizo o Rádio Box Hits – F12008. E ambos são dedicados à memória do mestre. Obrigada e fique em paz.

 

 

 

 

2 comentários sobre “Haroldo de Andrade

  1. Nunca tinha pensado nisso: o podcast como um “reflexo” do estilo de rádio AM! Interessante, e faz todo o sentido!
    Faz tempo que eu não ouço AM… quer dizer, exceto pra ouvir futebol enquanto vejo pela TV! ^_^;

  2. Oi, Aline
    Eu estou fazendo uma reportagem para domingo sobre a morte do Haroldo de Andrade para o jornal O GLOBO. Adorei seu depoimento e gostaria de entrevistá-la.
    Vc poderia me enviar um e-mail com seus contatos?

    Muito Obrigado!
    Dimmi Amora

Os comentários estão desativados.