Minha vida, meus filhos, minha casa, minha vida…

Update de abril de 2009: eu não concordo com o que vou fazer, mas como eu “me encho” fácil, como o texto abaixo demonstra, resolvi publicar um link para os para-quedistas: Quer comprar casa?
O título desse post vem do comercial do supermercado Extra, que mostrava uma dona de casa feliz e saltitante, a quem eu adoro imitar pra fazer meu marido rir. O videozim do youtube é da campanha nova, mas a musiquinha é a mesma.
Ah, continuo desesperadamente feliz e casada, viu?
-*-*-*-
Hoje eu me enchi. Eu sei que estou numa fase horrível e que tudo é desculpa pra chutar baldes e canelas, mas veja se essa não é uma boa desculpa: quando estou sozinha em casa trabalho feito uma camela. É louça, é roupa pra lavar, é banheiro pra lavar, é chão pra varrer e encerar. Eu faço. Não quero minha casa um primor de arrumação, não gosto disso, acho que muita arrumação significa que ninguém realmente usa a casa. Parece cenário. Talvez não, talvez uma família organizada e disciplinada mantenha tudo no lugar, mas essa não é a minha família. Eu gosto da casa limpa e de alguma organização. Só consigo quando estou sozinha em casa, não tem mais ninguém pra zonear e eu trabalho sozinha. Pois bem, há dias em que chego do trabalho e encontro a casa como se alguém tivesse revirado tudo procurando algum tesouro. Roupas nos sofás, nas camas, na tábua de passar, no chão, e até no guarda-roupa. A pia entupida de louça suja. As panelas sobre o fogão, destapadas. Os panos de chão úmidos, embolados dentro do tanque. As travessas com gordura petrificada no chão da área de serviço. Eu cheguei na maior boa vontade para arrumar. Pensei “vou tomar banho primeiro, ou melhor, vou lavar o banheiro e depois tomar banho, então eu cato as roupas”, mas encontrei a cozinha naquele estado. Tomei meu banho, coloquei uma roupinha fresca e fui ligar o micro pra botar música. Lembrei da ventania de ontem e peguei um pano para limpar o micro e a mesa. Minha mão e o pano ficaram encharcados de óleo. Não me pergunte porque tinha óleo na mesa do micro, eu não quero saber. Eu andava preocupada, essa mania de dona de casa estava me tirando o tempo de ócio criativo. Não escrevo, não leio, não estudo, não redijo, não componho, só limpo. Hoje não, hoje coloquei a Maria pra fora, sai desse corpo que não te pertence. Estou sozinha em casa e não quero saber o que tem pra jantar, não quero saber se tem roupa limpa para trabalhar amanhã, não quero saber de nada. Vou escrever, estudar um pouco, cantar (!) e redigir a pauta do podcast. Não quero briga na hora que pai (e filha) chegarem em casa. Eu só não quero que ele me pergunte de comida ou de uniforme ou que ela me peça pra usar o micro. Não sei, não pode.

7 comentários sobre “Minha vida, meus filhos, minha casa, minha vida…

  1. Olá Aline li seu documentário muito inteligente, eu também gosto de minha casa em ordem não tudo certinho mas tudo em seu devido lugar, na cosinha como vc mensionou é mesmo complicado pia entupida e vc ter que desentupir, não coisa pior pra mulher acho eu é ter que desentupir uma pia mas com calma tudo se resolve, abraço.

  2. Aline,

    Peguei seu texto, na busca, por acaso e gostei muito.

    Trabalho numa imobiliária (www.pauliceiaimoveis.com.br) e estou preparando um livreto de depoimentos sobre a relação da pessoa com a casa.

    “O que sua casa é para você? ” Sua casa do passado? Sua casa do futuro?

    utilizo basicamente estas perguntas, numa conversa, e preparo um texto pequeno que realce a essência das respostas.

    Que tal você participar deste livro? Posso lhe dar mais detalhes.

    Abraços.

    Shirley

  3. Como te entendo,Aline…Imagine isso com quatro homens e um adolescente deste sexo masculino, tão privilegido,que se julga tremendamente infeliz por ter que cumprir uma rotina diaria de trabalho ou estudo, e que acha que o trabalheiro caseiro é diversão.Imagine isso numa casa semi destruida onde vc não consegue ajuda nem para consertar uma torneira.Imagine isso com um orçamento que mal dá para o essencial e acham que vc não sabe usar.Imagine isso com a idade de 70 mas que te olhan como se vc tivesse 20…Pense querida e haja agora.Saia disso pois esta tua fase eu já passei e era boa e eu não sabia.Imagine que nada está ´tao ruim que não vrnha a piorar….

  4. eu gostaria de saber se um piso assalarial vai poder entrar na escrição de ter a sua casa.

  5. eu preciso de saber mais sobre este progeto do governo,eu preciso muito de uma casa,moramos de favor, a casa esta trincada ,os tetos caindo,e subhumano a sobrevivencia,pois pretendo ter minha casa, meu salario e de 1.200 reais,passo por dificuldades

  6. Sou professora estadual, tenho dois filhos e moro sozinha com eles.A casa é de aluguel , pois não tenho marido e o meu salário é pouco, ganho apenas 1200,00 por mês. Em 2007 passei por um processo dificil, pois fiquei dependendo da ajuda dos outros, pois um companheiro que tinha me deu um golpe me deixando com o meu nome no SPC e SERASA . Estou impedida de me cadastrar neste programa. Creio que com este projeto minha vida irá melhorar. Que devi fazer para me inscrever?

    Resposta: Clique no primeiro link do post, aquele em letra grandona azul, e pergunte lá (na página da Caixa Econômica). Não agradeça, só me diga, por favor, que não é professora de Português/Literatura.

Os comentários estão desativados.